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6 chás que prometem agradar [Infográfico]

Por milhares de anos, pessoas pelo mundo – de monges budistas a monarcas britânicos – confiaram no chá para acalmar, curar e inspirar. Hoje, mais e mais pesquisas apontam para os benefícios do chá para a saúde.
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Por milhares de anos, pessoas pelo mundo – de monges budistas a monarcas britânicos – confiaram no chá para acalmar, curar e inspirar.

Hoje, mais e mais pesquisas apontam para os benefícios do chá para a saúde.

Chá-preto é a variedade mais adorada nos EUA. Aqui, no entanto, há outros seis chás saudáveis que valem a pena para quem quiser experimentar!

Infográfico chás
Os chás possuem inúmeros benefícios para a saúde

1. Chá Verde

Ingredientes em destaque

  • Flavonóides antioxidantes e outros polifenóis, especialmente catequinas (bom para o coração, memória, pele e muito mais)
  • L-Teanina (aminoácido que ajuda a reduzir o estresse).

O que as pesquisas atuais mostram

  • Diminui os riscos de ataque cardíaco e derrame
  • Pode diminuir pressão sanguínea, melhorar a memória e proteger a saúde dos ossos
  • Pode ajudar a prevenir o câncer
  • Parece combater infecções, proteger a visão e controlar o peso, em testes laboratoriais

Fatos rápidos

  • Cheio de nutrientes
  • Menos cafeína do que o chá preto
  • Origem: China antiga
  • É o chá mais popular e mais pesquisado do mundo

2. Chá Matcha

Ingredientes em destaque

  • Flavonóides antioxidantes e outros polifenóis, especialmente catequinas (bom para o coração, memória, pele e muito mais)
  • L-teanina (aminoácidos que podem reduzir o estresse)

O que as pesquisas atuais mostram

  • Possui 137 vezes mais flavonóis do que o chá verde
  • Reduziu a velocidade dos danoscausados pela diabetes aos rins e fígado em estudos com animais

Fatos rápidos

  • São as folhas de chá mais jovens do solo, mergulhadas rapidamente na água
  • Rico em clorofila, mantendo muitos de seus nutrientes
  • Mais cafeína que o chá preto
  • Origem: China antiga
  • Foco da cerimônia japonesa do chá

3. Chá Branco

Ingredientes em destaque

  • Flavonóides antioxidantes e outros polifenóis, especialmente catequinas (bom para o coração, memória, pele e muito mais)
  • L-teanina (aminoácidos que podem reduzir o estresse)

O que as pesquisas atuais mostram

Mostra potencial, em laboratório, para diabetes, ataques cardíacos e prevenção de câncer

Fatos rápidos

  • Folhas de chá e broto minimamente tratados, em infusão
  • Menos cafeína do que o chá preto
  • Origem: século XVIII, China
  • Nomeado em função das folhas com o lado inferior branco

4. Chá de Hortelã

Ingredientes em destaque

Flavanóides antioxidantes

O que as pesquisas atuais mostram

  • Óleo de hortelã pode melhor os sintomas da síndrome do intestino irritável
  • Mais estudos sobre chá de hortelã são necessários
  • Parece combater infecções e prevenir câncer, doenças cardíacas e alergias, em laboratório

Fatos rápidos

  • Remédio digestivo dos tempos antigos
  • Livre de cafeína
  • Origem: Grécia antiga

5. Chá de Camomila

Ingredientes em destaque

Flavanóides e terpenóides (também são antioxidantes)

O que as pesquisas atuais mostram

  • Pode ajudar a controlar níveis de açúcar no sangue
  • Ajuda a acalmar a ansiedade, reduzir inflamações e baixar os níveis de colesterol, em animais
  • Parece combater infecções e prevenir doenças cardíacas e câncer, em laboratório

Fatos rápidos

  • As flores de camomila podem ser usadas em infusão
  • Utilizado como auxílio para dormir
  • Livre de cafeína
  • Origem: Grécia antiga

6. Chá de Hibisco

Ingredientes em destaque

  • Vitamina C(antioxidante)
  • Minerais

O que as pesquisas atuais mostram

  • Auxilia a baixar a pressão sanguínea
  • Pode auxiliar a diminuir o colesterol LDL
  • Parece prevenir doenças cardíacas e câncer, e combater infecções como E. coli, em laboratórios

Fatos rápidos

  • Vermelho escuro
  • Livre de cafeína
  • Origem: Egito antigo

Prefira a xícara, ao invés da lata ou da garrafa

Não confunda extratos de chá verde com bebidas de chá verde engarrafadas, carregadas de açúcar. Escolha a coisa real: o chá em pó, a folha solta ou o saquinho de chá verde.

Suplementos não irão fornecer tantos nutrientes

Suplementos alimentares de chá verde não possuem benefício antioxidantes. É melhor adquirí-los através de sua alimentação.

Beba sem leite

Preocupado com a saúde cardíaca? Resista à vontade de adicionar leite ao seu chá. As caseínas podem diminuir os benefícios de proteção ao coração.

Creme de café é um péssimo substituto

Embora seja livre de leite, a textura cremosa é obtida com gordura trans, e gordura trans aumenta o colesterol LDL.


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