Início » Artigos » Educação Alimentar » Álcool engorda? Veja os seus malefícios aqui

Álcool engorda? Veja os seus malefícios aqui

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

O número de calorias que você ingere está longe de ser o único fator que influencia na sua perda de peso. Esse é um processo longo e complicado em que você precisa tomar cuidado com vários comportamentos que você costuma ter.

O tipo de comidas e bebidas que você consome influenciam diretamente no tipo de de hormônios que o seu corpo produz. O álcool é um dos fatores que pode ser mais prejudicial contra o seu objetivo de perder peso e suas complicações podem tomar diferentes formas.

Veja a seguir como as bebidas alcoólicas podem estar prejudicando a sua dieta e dificultando a sua perda de peso:

Photo credit: Pedro Moura Pinheiro via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Photo credit: Pedro Moura Pinheiro via Visual Hunt / CC BY-NC-SA

Álcool aumenta a produção de cortisol

O cortisol é o hormônio que diminui a massa muscular e gera gordura no seu organismo. O excesso de cortisol no seu corpo faz com que perder peso seja mais difícil, uma vez que ele é um forte ator no processo de ganhar peso. Beber álcool libera a produção de cortisol no organismo, aumentando o nível de gordura, além de, no caso dos homens, diminuir o nível de testosterona no organismo, hormônio que atua na queimação de gorduras.

Álcool age desidratando o corpo

Queimar gordura e criar massa muscular é um processo que só funciona quando o nosso organismo está muito bem hidratado. Beber álcool impede que o nosso corpo queime gordura, uma vez que um dos principais efeitos do álcool é a desidratação do nosso organismo.

Beber prejudica o nosso julgamento com comidas

Consumir bebidas alcoólicas normalmente significa que ficaremos um pouco mais irresponsáveis. Quando ficamos mais relaxados e divertidos como efeito do álcool, é esperado que não levemos mais algumas coisas tão a sério, como, por exemplo, a nossa dieta. Por isso, depois de bebermos álcool, nos importaremos menos com o tipo de comida que consumimos, podendo ingerir alimentos mais calóricos do que o ideal.

Além disso, estudos apontam que beber álcool aumenta o nosso apetite. Assim, quanto mais bebermos antes de comer, maior será a quantidade de comida que iremos consumir, causando a ingestão de um excesso de calorias no nosso corpo.

O álcool tem muitas calorias

Foto: sellaro/Flickr/CCBY
Foto: sellaro/Flickr/CCBY

As bebidas alcoólicas não só têm um baixíssimo número de nutrientes, mas também um valor calórico muito alto. Somente um copo de vinho ou cerveja já são o bastante para comprometer os seus esforços na perda de peso. Por fim, muitas vezes misturamos álcool com bebidas mais doces, as quais são ainda mais calóricas e só fazem esse problema ser ainda maior.

Então, álcool engorda?

Sim. E, muitas vezes, isso não ocorre de forma direta. Além de aumentar o nível de cortisol e ser altamente calórico, o álcool aumenta o seu apetite, fazendo com que você consuma mais comida do que o necessário. Por isso, se você estiver tentando perder peso, talvez seja uma boa ideia cortar o consumo de álcool por um tempo.

Não pense que só porque está comendo menos e ingerindo comidas menos calóricas você “pode” tomar pelo menos uma tacinha de vinho ou um apenas copo de cerveja. As menores porções de bebidas alcoólicas já são o suficiente para prejudicar todos os esforços que você já tem realizado.


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

Ela conseguiu perder 32kg!

Esposa Emagrece 32 kilos e Surpreende Marido que Estava Há 2 Anos no Haiti
Clique aqui!
Leia essa emocionante história!
Click Me