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Alimentos indispensáveis para a saúde da pele

Saúde e boa alimentação andam juntas. Não restam dúvidas sobre a importância da nutrição para o bom funcionamento do corpo. Com a pele não é diferente. Uma aparência impecável vai além dos tratamentos estéticos e produtos cosméticos. A beleza está no prato!
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Saúde e boa alimentação andam juntas. Não restam dúvidas sobre a importância da nutrição para o bom funcionamento do corpo. Com a pele não é diferente. Uma aparência impecável vai além dos tratamentos estéticos e produtos cosméticos. A beleza está no prato!

Hoje, você vai conhecer alimentos que não podem faltar na sua dieta. Veja a seguir como manter a pele mais bonita e jovial consumindo os itens certos. Fazendo mudanças simples, é possível melhorar o visual e retardar o envelhecimento.

Alimentos importantes para uma cútis saudável

  • Abacate – é famoso por auxiliar na redução dos níveis de colesterol e pressão arterial. O que muita gente não imagina é que o fruto, com alto teor de gordura saudável, também é rico em vitaminas (C e E), colaborando para a hidratação da pele.
  • Agrião – por conter vitamina C, ajuda a minimizar eczema e erupções cutâneas. Embora não seja um dos vegetais mais utilizados na cozinha, vale a pena apostar nele.
  • Amoras – são fontes de antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres; ajudam a sintetizar o colágeno, fundamental na manutenção da pele macia e flexível.
  • Aspargos – combatem rachaduras, inflamações, descamações e ressecamento, já que possuem vitamina B – coadjuvante no bloqueio da perda de umidade da pele. Adicione aspargos ao menu pelo menos uma vez por semana, principalmente no jantar.
  • Aveia – é boa fonte de vitamina B, podendo ser ingerida e aplicada sobre a epiderme. Uma dica: faça uma máscara esfoliante com aveia e água morna. Passe-a no rosto, aguarde 10 minutos e enxágue.
  • Castanha-do-pará – contém selênio, importante na luta contra infecções, inclusive a acne. E mais: o mineral contribui para a elasticidade da pele, pois participa da manutenção do colágeno em nosso corpo.
  • Chocolate (amargo) – traz flavonoides, substâncias que contribuem para suavizar a cútis e ainda oferecem proteção solar extra. Aproveitado com moderação, o doce é bem-vindo!
  • Frutas frescas e coloridas – são imprescindíveis para uma boa saúde, além da beleza da pele e cabelos. Por isso, devem fazer parte do cardápio no mínimo de duas a três vezes ao dia.

Pequenas frutas vermelhas/roxas (amoras, uvas, ameixas, cerejas, framboesas etc.) são ricas em antocianinas, substâncias com ação antioxidante. Elas auxiliam no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças do coração e até câncer.

Laranja, limão, tangerina, entre outras cítricas, fornecem os chamados limonoides, cuja ação é similar.

O ideal é fazer um rodízio de frutas a semana inteira, para garantir um bom aporte diário de vitaminas, minerais e fitoquímicos.

  • Grãos – são aliados da beleza, deixando a pele com aspecto brilhante. Por isso, capriche na ingestão de grãos como milho e arroz, e tenha uma tez sempre saudável.
  • Kiwi – reduz rugas, auxilia no combate às olheiras e irritações na pele, pois são fontes de compostos fenólicos.
  • Morango – fruta versátil e saborosa que possui antioxidantes em sua composição, protegendo a epiderme contra os raios UV.
  • Ovos – a albumina, encontrada na clara, favorece a pele de três maneiras: acalma irritações, diminui inchaço dos olhos e reduz os poros.
  • Peixes (em especial sardinha, atum e cavala) – são ótimos para manter os poros hidratados e claros, graças aos ácidos graxos contidos neles.
  • Sementes de abóbora – inclua um punhado delas na sua dieta diária para impulsionar a recuperação da pele danificada. Ricas em zinco e práticas, são excelentes como lanche.

Uma dieta equilibrada, colorida, aliada aos exercícios físicos fazem toda a diferença na qualidade dos tecidos e, portanto, da pele, o maior órgão do corpo humano. E o rosto merece atenção toda especial, pois é como um cartão de visitas.

Mas, não basta encher o armário com os melhores cremes e realizar avançados procedimentos médicos ou estéticos se nas prateleiras da cozinha faltam os ingredientes principais, os alimentos saudáveis.

Pense nisso! E até breve com mais dicas de bem-estar e boa aparência.


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