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Sono: 9 alimentos que ajudam a dormir melhor

Você sabia que o que você come pode ajudar a ter uma noite de sono melhor? Se ingeridos na última refeição então, são uma mão na roda para ter uma boa noite de sono como há tempos você não tem. Conheça agora os salvadores do sono.
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Você teve um dia cheio e tudo o que quer fazer quando chegar em casa é tomar um bom banho, comer algo e partir pro abraço da cama.

Mas assim que você deita toda a sua vontade de dormir some e você se pergunta: e agora? A boa notícia – vamos encarar assim – é que você não está sozinho.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira do Sono, 53.9% dos brasileiros queixam-se de insônia e quase metade de nós alega que, por causa disso, ficam cansados durante o dia.

Mas você sabia que o que você come pode ajudar a ter uma noite de sono melhor? Se ingeridos na última refeição então, são uma mão na roda para ter uma boa noite de sono como há tempos você não tem.

Conheça agora os salvadores do sono.

Aveia

A aveia é rica em melatonina, um hormônio empenhado em estimular o repouso do nosso corpo. Por isso, investir em uma colher do cereal durante a noite irá ajudar seu corpo a desligar.

Outra ótima pedida quando falamos em melatonina é a cereja. Para estimular o efeito, dê uma escurecida no ambiente, pois o nível desse hormônio aumenta na ausência de luz.

Leite

Parece papo de avó, mas um copo de leite morno 30 minutos antes de dormir é um santo remédio. Você pode potencializar com uma colher de mel, que aumenta o açúcar no sangue e reduz a produção de orexina no cérebro, um neurotransmissor associado à insônia.

Você pode apostar também em iogurtes naturais e queijos (dê preferência aos queijos magros, como o branco).

Chá de Camomila

A cafeína natural do chá de camomila tem efeito calmante. Prefira o chá quente, pois aumentando a temperatura corporal você torna seu corpo mais sonolento.

Couve

Assim como o grão de bico e a soja, a couve é rica em magnésio, um relaxante muscular natural que vai tirar aquela tensão física acumulada no corpo durante o dia.

Alface

A alface é rico em triptofano, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no corpo, o que reduz a atividade do organismo. Outro alimento rico em serotonina é o chocolate amargo.

Maracujá

É claro que ele não poderia faltar. O maracujá, como todo mundo já sabe, tem efeito calmante. Ou seja, é ótimo para dar aquela força e parar de fazer a gente pensar em tudo o que aconteceu durante o dia – e nas tarefas do dia seguinte também.

Cereais

Cereais são ricos em carboidratos e vitamina B6, nutrientes que colaboram – e muito – para uma noite de sono longa e de qualidade.

Banana

Também rica em triptofano, a banana é um ótimo aliado para potencializar seu sono de qualidade. Combine com canela e aumente ainda mais a redução das atividades de seu organismo.

Macarrão

Calma. Não é comendo aquele macarrão da “nona” que você vai dormir como um anjo. Com isso você só vai mesmo é pesar seu sono e passar mal na manhã seguinte.

O ideal para ajudar você a dormir é combinar macarrão com ingredientes leves. A gente explica: depois de tanto alimento com triptofano, nós precisamos de algo para levar esse aminoácido ao cérebro e esse é o papel da massa.

Gostou das nossas dicas? O bom é que dá para combinar vários desses ingredientes para garantir que a noite de sono vai ser das melhores.

Mas lembre-se também de manter hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos pela manhã também é importante.

Outra dica: cama é só na hora de dormir, desconecte-se dos eletrônicos, cuidado com o álcool (ele te dá uma péssima qualidade de sono).

Agora é só relaxar e dizer adeus à insônia pra sempre.


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