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Dicas de alimentos recomendados para unhas saudáveis

Sabe aquelas unhas grandes e bonitas que você tanto deseja? Elas não dependem apenas de idas constantes à manicure e daquele esmalte digno de capa de revista. Para mantê-las saudáveis e impecáveis, é preciso consumir os alimentos certos.
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Sabe aquelas unhas grandes e bonitas que você tanto deseja? Elas não dependem apenas de idas constantes à manicure e daquele esmalte digno de capa de revista. Para mantê-las saudáveis e impecáveis, é preciso consumir os alimentos certos.

Quando faltam nutrientes na alimentação, cabelos, pele e unhas logo sofrem as consequências. Mas, com uma alimentação equilibrada, é possível garantir os minerais e vitaminas essenciais para conquistar bem-estar e unhas resistentes.

Então, confira os itens que não podem ficar de fora da sua dieta:

  • Carne, iogurte, espinafre, frango, vegetais de folhas escuras e tomate – ricos em proteína, ferro e cálcio, são alimentos perfeitos para unhas fracas, quebradiças e com manchas.

O ferro é encontrado, ainda, em rúcula, ostra, feijão, soja, almeirão, fígado e ovos. Anemia por deficiência deste mineral torna as garras frágeis.

Já o leite e seus derivados auxiliam na manutenção ideal dos níveis de cálcio no organismo. De acordo com o New England Journal of Medicine, a ingestão deste mineral deixa as unhas mais poderosas e com menos saliências.

Para evitar manchas e fragilidade nas unhas é recomendada também a vitamina A, encontrada na cenoura, tomate, abóbora, caju e mamão, entre outros produtos.

  • Nozes – contêm vitaminas do complexo B, que ajudam a recuperar unhas escuras e sem brilho.

O espinafre é outra boa fonte de vitaminas deste tipo, vitais para o crescimento celular e uma boa circulação.

  • Frutos do mar, ovos, nozes, carne vermelha, aves, sementes e grãos integrais (gérmen de trigo, por exemplo) trazem zinco em sua composição, combatendo problemas como listras e manchas brancas nas unhas.

Arroz integral é outra boa opção para recompor a cota do nutriente.

A carência de zinco é capaz de provocar, ainda, a coloração acinzentada e a descamação intensa ao redor das unhas.

  • Gema cozida, peixes de água salgada (salmão, arenque, sardinha etc.), leveduras e grãos integrais são ricos em biotina; laranja, limão, pimentão amarelo, mamão, tangerina, morango e goiaba são fontes de vitamina C.

Ao consumir estes alimentos, você contribui para a produção de queratina, uma proteína fibrosa composta por aminoácidos e que deixa as unhas mais fortes. Assim, elas podem cumprir bem sua função de proteger as pontas dos dedos das mãos e pés.

A beleza está no prato:

Como a boa alimentação favorece as unhas

Enquanto os produtos acima devem ser priorizados no cardápio, os industrializados, como os salgadinhos, devem ser riscados na lista de ingredientes pró-saúde das unhas. Gorduras e frituras também precisam ser evitadas.

Quando as unhas ficam quebradiças ou esbranquiçadas, é hora de redobrar os cuidados com a alimentação. Pode ser um alerta do organismo para a carência de importantes minerais: cálcio, magnésio e zinco.

Mas, é possível reverter a situação e devolver a vitalidade às unhas. Para isso, recorra também a sementes de abóbora e girassol (sem casca), além de brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha e repolho.

Mais uma mostra de que, acertando nas escolhas alimentares, você conquista tanto uma qualidade de vida melhor quanto uma aparência mais bem-cuidada e atraente.

Fique de olho na alimentação, mas se os problemas nas unhas persistirem, consulte um nutricionista ou um dermatologista, para uma avaliação mais específica ou verificar possíveis doenças.

Além do cardápio, é interessante lembrar também de fatores como lavar a louça sem luvas, algum esmalte inadequado ou alergia a determinados produtos.

Como você pode perceber, de nada adianta seguir todas as tendências da moda com esmaltes fashions se as unhas não estão fortes. Então, foco no menu – e na saúde. Desse jeito, você vai ficar enlouquecida apenas por bons motivos: as cores incríveis para escolher.

Boa sorte, e até a próxima!


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