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Barras de proteína: devo comer antes ou depois do treino?

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As barras de proteína têm dominado o gosto de quem pratica qualquer tipo de exercício. Conquistando um espaço do mercado no qual as barrinhas de cereais eram soberanas, as barras de proteína, além de ajudarem a criar e fortalecer a massa muscular, também são grandes aliadas da sua saúde.

As proteínas são nutrientes importantes para o nosso organismo e, normalmente, ingerimos elas através de alimentos como carnes, ovos, peixes e nozes. Mas, às vezes, precisamos de uma porção extra de proteína para o nosso organismo – ou estamos há um tempo sem comer ou não gostamos muito desses alimentos.

Nesses momentos, as barrinhas de proteína são grandes aliadas do nosso organismo e podem facilitar a quebra de todos os benefícios das proteínas mais facilmente do que todos esses alimentos.

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Foto: m01229/Flickr/CCBY

Para que finalidades as barras de proteína podem ser consumidas?

As barrinhas de proteínas vêm em diferentes modelos, de diferentes marcas e com ingredientes diferentes. Por isso, elas podem ser consumidas para atingir vários objetivos. A primeira coisa a fazer é saber qual o objetivo que você tem que as barras de proteína possam lhe ajudar:

Para emagrecer

Com o objetivo de perder peso, você deve procurar as barras que contêm um alto número de proteínas e um nível de carboidratos mais baixo. Essas barrinhas de proteína vão lhe proporcionar uma sensação de saciedade mais rápido, podendo substituir um lanche ao longo do dia, o que irá fazer você comer menos do que normalmente iria e, assim, ajudar você a perder aqueles quilos a mais.

Para engordar

As barras de proteínas são grandes aliadas daqueles que procuram ganhar massa muscular. Isso acontece porque as proteínas são essenciais no desenvolvimento e no cuidado da saúde do nosso tecido muscular. Então, precisamos de uma boa fonte de proteínas para os resultados do treino serem positivos.

As barras de proteína com maior número de carboidratos irão garantir ainda mais energia para você gastar durante os exercícios e, por isso, são a escolha perfeita para quem está procurando ganhar bastante massa muscular.

Para manter o peso atual

Barrinhas com um número de calorias menor são boas opções para quem deseja manter o seu peso atual. Elas são uma ótima opção de lanche para antes ou depois do treino, pois irão evitar que você coma algum outro alimento que possa ter um número maior de calorias e, assim, acabe prejudicando a manutenção do seu peso ideal.

Nunca esqueça de verificar as quantidades de nutrientes, como proteínas, carboidratos e fibras, antes de comprar sua barrinha. O sabor não é a única diferença entre cada uma delas!

Quando consumir as barras de proteína?

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Foto: Wikipedia/Reprodução

Não existe uma regra certa a ser seguida. Você deve adequar o consumo à finalidade dele: se você está consumindo barras de proteína para ter mais energia, é bom consumi-la um pouco antes do treino, para você ter o que torrar durante o exercício.

Se você está tentando perder peso, o consumo das barrinhas depois do treino irão garantir que você não caia na tentação de comer algum alimento mais calórico devido à fome, pois ela lhe proporcionará toda sensação de saciedade que você precisar para evitar isso.


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