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Benefícios de fazer caminhada para sua saúde

Em todo o país, muita gente tem descoberto os prazeres e vantagens das corridas de rua. Mas se você não gosta de acelerar ou ainda não está preparado para correr e prefere caminhar, também pode experimentar vários benefícios.
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Em todo o país, muita gente tem descoberto os prazeres e vantagens das corridas de rua. Mas se você não gosta de acelerar ou ainda não está preparado para correr e prefere caminhar, também pode experimentar vários benefícios.

Veja a seguir bons motivos para continuar firme e forte na atividade. E, para quem ainda não aderiu a umas boas caminhadas diárias, razões de sobra para rever conceitos e começar hoje mesmo.

Infográfico Benefícios da caminhada

Corpo e mente: conheça os benefícios da caminhada

Bem-estar em alta

Se caminhar já faz bem, em áreas verdes é melhor ainda. Ponto para a saúde mental! Andar em parques e jardins, por exemplo, beneficia o humor e a autoestima. É o que diz pesquisa feita pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Os cientistas compararam informações de 1,2 mil pessoas de idades, gêneros e níveis de saúde mental diferentes. E descobriram que os praticantes de caminhadas ao ar livre, entre outras atividades, apresentavam melhor imagem de si mesmos e de estado de espírito.

Cérebro a todo vapor

Quando caminhamos, recebemos estímulos que potencializam a coordenação motora e deixam nosso cérebro apto a responder a cada vez mais a eles. Sejam os estímulos sonoros, olfativos, visuais ou táteis.

Portanto, o hábito da caminhada não deixa apenas nosso corpo em forma, mas tem também um efeito antienvelhecimento, minimizando as probabilidades de problemas de memória e atenção.

Outra boa notícia é que estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh mostrou redução (pela metade) dos riscos de diminuição do volume cerebral em pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana.

Um elemento que pode ser decisivo na prevenção de vários tipos de demência, incluindo o mal de Alzheimer, que destrói as células do cérebro lentamente.

Espante o sono durante o dia

A atividade proporciona um pico na produção de adrenalina, entre outras substâncias estimulantes. Assim, o corpo fica mais disposto depois do exercício e menos predisposto aos distúrbios do sono no período da noite.

Melhora a circulação

Durante a prática do exercício, o fluxo sanguíneo aumenta, fazendo com que os vasos se dilatem e, com isso, diminuindo a pressão arterial.

Foi o que revelou pesquisa feita pela USP, de Ribeirão Preto, ao analisar os efeitos de aproximadamente 40 minutos de caminhada durante 24 horas após o termino da atividade.

Ossos mais fortes

O combate à osteoporose é outro benefício da caminhada. O impacto dos pés com o chão potencializa a compressão dos ossos da perna.

Enquanto isso, a movimentação de todo o esqueleto favorece os estímulos elétricos ósseos conhecidos como piezelétrico, que facilitam a absorção do cálcio. Ou seja, tornando-os mais resistentes e menos suscetíveis à osteoporose.

Caso a doença já esteja em fase inicial, ainda assim é indicado caminhar regularmente, para deter o avanço dela.

Pulmões turbinados

A caminhada frequente beneficia as trocas gasosas que acontecem no órgão. Isso otimiza a saída de impurezas, deixando-o mais livre de poeira e catarro, por exemplo.

E mais: o exercício é capaz de auxiliar na prevenção de inflamações nas vias aéreas, como bronquite, já que ajuda a dilatar os brônquios. Em alguns casos, atua da mesma forma que um xarope broncodilatador.

Xô, depressão!

Ao caminhar, nosso organismo libera mais endorfina, um hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Quanto mais caminhada, mais endorfina – o que aumenta o ânimo para praticar exercícios, gerando uma espécie de círculo vicioso.

Caminhada ajuda emagrecer

Além de melhorar a circulação sanguínea e a postura, a caminhada contribui para o emagrecimento, pois queima calorias, principalmente se combinada com uma dieta adequada.  Determinar quantos quilos uma pessoa poderá perder com as caminhadas é difícil, pois cada organismo responde de um jeito ao exercício. Além disso, tudo vai depender da intensidade do exercício e da alimentação das pessoas. Conheça o Xtreme 21 e veja como emagrecer apenas com 21 minutos por dia!

O que comer antes e depois de fazer uma caminhada

Antes da caminhada, é necessário comer algo leve, que não pese muito no estômago. Você pode comer uma fruta, um iogurte, pão integral com queijo branco, por exemplo. Nada de alimentos gordurosos antes da caminhada! E lembre-se sempre de levar uma garrafinha com água para hidratar durante o exercício. Após a caminhada, é importante não exagerar: o ideal é fazer um lanche mais leve, como um pão integral ou uma verdura.

Com qual roupa ir caminhar e como escolher o tênis ideal

A prática de caminhadas necessita de um tênis adequado, para evitar lesões e deixar o treino o mais confortável possível. Não utilize calçados muito velhos e tortos, utilize um que se molde de acordo com os seus pés. O tênis deve ser leve e flexível, com amortecimento moderado, ser confortável e ter um cano baixo.

As roupas devem ser leves, não é recomendado roupas de algodão, pois o algodão absorve a umidade e pode deixar a roupa muito úmida e desconfortável. Roupas específicas para caminhada já são vendidas nas principais lojas esportivas, e você pode escolher de acordo com sua necessidade e preferências.

Dúvidas Freqüentes sobre a caminhada

Qual horário ideal?

O melhor horário é antes das 10 horas da manhã e 17 horas da tarde, que são os horários que o sol não está tão forte.

Posso caminhar em jejum?

As caminhadas em jejum podem ser arriscadas e prejudicar a saúde. O ideal é comer algo leve antes da caminhar, ou pelo menos tomar um suco.

Caminhada combate celulite?

Sim, a caminhada, além de todos os outros benefícios que ela possui, pode ser uma excelente aliada contra a celulite.

Caminhada engrossa as pernas?

Caminhadas podem sim fortalecer e engrossar as pernas, pois trabalha toda a musculatura do corpo.

Aplicativos para registrar suas caminhadas

Alguns aplicativos bem interessantes podem te ajudar em suas caminhadas para você ter uma noção melhor  do seu desempenho. Um deles é o RunKeeper, um aplicativo para Iphone, que permite rastrear o tempo, a distância e as calorias perdidas durante as caminhadas. O RunKeeper se adapta também a corridas e outros esportes. Outro aplicativo ideal para suas caminhadas é o Runtastic, que mapeia suas atividades por meio do GPS,  marcando a distância, o tempo, velocidade e ritmo.

Ideias de lugares para fazer caminhadas

Você pode aproveitar vários lugares para fazer suas caminhadas, como parques, calçadões e esteira da academia. Além disso, pode aproveitar para caminhar com seu bichinho de estimação, se tiver. Prefira deixar o carro em casa e ir caminhando a alguns lugares que não são tão longe, substituir o carro por suas próprias pernas pode ser uma boa opção.

Então, está esperando o que para vestir uma roupa confortável, calçar os tênis e investir mais na sua qualidade de vida? E não esqueça de convidar seus amigos para uma boa caminhada.

Se você já faz parte do time do bem-estar, parabéns! Envie a imagem abaixo para um amigo e motive-o!

50 benefícios dos exercícios


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