Início » Artigos » Chás » Chá de erva doce: conheça os benefícios para a sua saúde

Chá de erva doce: conheça os benefícios para a sua saúde

Compartilhe!
  • 25
  •  
  •  
  •  
    25
    Shares

A erva doce – ou funcho e finocchio, como é conhecida em algumas regiões do globo – é uma planta da espécie herbácea aromática comestível e é muito conhecida no mundo todo por suas inúmeras funções, seja na culinária, na medicina ou nos mercados industriais de aromatizantes, como de perfumes e bebidas.

O seu chá é utilizado há milhares de anos por egípcios, gregos e romanos, principalmente devido às suas propriedades medicinais, que aliviam e previnem as mais diversas enfermidades. De origem no Mediterrâneo, o mais interessante da erva doce é que todas as suas partes – a folhagem, bulbo e sementes – podem ser consumidas para os mais variados fins.

Com se não bastasse tudo isso, a erva doce também está no grupo dos famosos chás ‘seca barriga’, que prometem emagrecimento saudável em um curto espaço de tempo. Será que o chá de erva doce é isso tudo mesmo? Vamos conhecer mais sobre os seus benefícios no decorrer desse artigo. Leia-o até o final e descubra os poderes da erva doce para equilibrar a sua saúde física e mental.

Foto: Pixabay/CCBY
Foto: Pixabay/CCBY

Benefícios do chá de erva doce

Graças às propriedades nutricionais e medicinais presentes em sua composição, a erva doce é uma grande atuante contra doenças relacionadas ao estômago, intestino, coração e cérebro, além de um hidratante eficaz para a pele e cabelos. Confira alguns dos principais benefícios para a sua saúde:

  • Ajuda na digestão: graças ao seu efeito calmante, a erva doce é muito benéfica para o sistema digestivo, ajudando a para aliviar problemas digestivos, tais como cólicas, gases intestinais, indigestão, inchaço, flatulências, constipação, azia e intestino irritável.
  • Combate o mau hálito: devido às suas propriedades antimicrobianas, a erva doce é capaz de combater os germes causadores do mau hálito. Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas também ajudam a acalmar a gengiva dolorida.
  • Alivia a retenção líquida: a erva doce ajuda a reduzir a quantidade de líquidos no corpo. Com forte poder diurético, ela ajuda a acabar com os inchaços nos olhos ocasionados pela retenção líquida e elimina as toxinas e previne doenças no trato urinário. Ainda, o chá de erva doce estimula a transpiração, graças à sua função diaforética.
  • Ajuda a emagrecer: o chá de erva doce é muito reconhecido por suas propriedades emagrecedoras. Ele ajuda a acelerar o metabolismo e queimar as gorduras corporais e suprime o apetite, dando uma sensação maior de saciedade. Além disso, graças à sua ação diurética, o chá ajuda a reduzir a retenção líquida, que é um dos maiores causadores de aumento de peso.
  • Previne cânceres: o chá de erva-doce pode ajudar a prevenir o câncer de cólon, uma vez que ele remove as toxinas causadoras do câncer. A planta possui alguns fito nutrientes anti-inflamatórios, como o anethole, que é considerado anti-cancerígeno.
  • Alivia problemas menstruais: devido às suas propriedades, o chá de erva doce ajuda a promover e regular o fluxo menstrual. Ele ajuda também com outros problemas, como síndrome pré-menstrual, distúrbios da menopausa e inchaço nos seios. De um modo geral, o chá da planta pode aliviar os sintomas da menstruação.
  • Previne problemas cardíacos: a erva doce é capaz de prevenir um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Ela possui nutrientes eficazes que ajudam a baixar a pressão sanguínea, além de controlar o nível de colesterol. Graças à vitamina C presente em sua composição, o chá pode funcionar como um antioxidante que inibe a atividade de radicais livres, que são causadores de doenças cardíacas.
  • Promove a saúde dos olhos: por diminuir a pressão ocular e promover a dilatação dos vasos sanguíneos, o chá de erva doce é capaz de tratar doenças nos olhos, como o glaucoma, e prevenir a retinopatia associada com perda de visão em diabéticos. Em casos mais leves, o chá pode ser utilizado como colírio para tratar irritação e cansaço nos olhos.
  • Melhora a memória e funcionamento do cérebro: a erva doce é conhecida por estimular o aumento de condução elétrica pelo corpo, contribuindo para melhorar as habilidades cognitivas e o funcionamento saudável do cérebro. Além disso, a erva doce funciona como um vasodilatador, que é capaz de aumentar o suprimento de oxigênio para o cérebro. Ela também age como um amenizador da depressão e retarda o aparecimento da demência.
  • Trata doenças respiratórias: o chá de erva doce possui propriedades medicinais capazes de aliviar e tratar infecções respiratórias associadas à tosse, constipações, gripe e congestão nasal.

Propriedades do chá de erva doce

O chá de erva doce é composto por vários nutrientes que juntos podem trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Ele é formado por substâncias poderosas, como vitaminas A,B e C, ferro, zinco, água, fibras, sódio, potássio, cálcio, cobre, dentre outros. Confira as propriedades, de forma resumida, do chá de erva doce:

  • Antiespasmódica
  • Estimulante
  • Relaxante
  • Vermífuga
  • Antirreumática
  • Relaxante muscular

Receita do chá de erva doce

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de erva doce
  • 1 colher (chá) de açúcar demerara (um açúcar integral, parecido com o açúcar mascavo)
  • 1 xícara (chá) de água

Como preparar:

Em uma panela ao fogo, coloque a água para aquecer. Antes de levantar fervura completa, adicione a erva doce. Desligue o fogo e deixe a bebida descansar por 5 minutos. Coe e tome em seguida. Se preferir, adoce com adoçante ou açúcar.

Foto: Site Remédio da Terra/Reprodução
Foto: Site Remédio da Terra/Reprodução

Como tomar o chá de erva doce?

O chá de erva-doce pode ser feito a partir de qualquer parte da planta. De um modo geral, é recomendado tomar o chá em uma quantidade de, no máximo, 3 xícaras por dia, sempre nos intervalos das refeições.

Porém, você pode tomá-lo também de acordo com o problema que está querendo resolver. Assim:

  • Para cólicas estomacais, cólicas intestinais, gases estomacais e flatulências: Tomar uma xícara de chá duas ou três vezes ao dia. Você deve tomar o chá pelo tempo necessário à cura.
  • Para dores de cabeça de origem estomacal: Tomar uma ou duas xícaras de chá.
  • Para vômitos: Tomar uma ou duas xícaras de chá quando necessário.
  • Para doenças nos rins: Tomar uma xícara de chá duas ou três vezes ao dia. Tomar o chá morno durante o tempo necessário à cura.
  • Para diarreia em adultos: Tomar meia xícara de chá várias vezes ao dia, em intervalos curtos, enquanto permanecer a diarreia.
  • Como estimulante do leite materno: Tomar o chá à vontade.
  • Para cólicas infantis e diarreias em crianças: No caso de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, tomar uma xícara de chá por dia. No caso de crianças de 2 a 4 anos de idade, tomar meia xícara de chá três vezes ao dia. Para crianças acima de 5 anos, tomar uma xícara duas vezes ao dia, durante o tempo necessário à cura.
  • Para dor de barriga ou dor de estômago: Tomar uma xícara de chá frio, sempre que achar necessário.
  • Para asma: Tomar de uma à duas xícaras de chá durante as crises.

Efeitos colaterais

Quando consumido em excesso, os efeitos colaterais do chá de erva doce variam desde náuseas, vômitos e reações alérgicas. É necessário ficar atento para os sintomas, que vamos mostrar logo abaixo, e suspender o consumo imediatamente. Se os sintomas não desaparecerem após a suspensão do uso, é recomendado procurar um médico.

Veja quais são os principais efeitos colaterais:

  • Aumento da sensibilidade à luz solar: o chá pode provocar uma maior sensibilidade da pele à luz do sol, podendo desenvolver queimaduras. Portanto, se você optar por tomar uma maior quantidade da bebida, é importante usar blusas de manga compridas e/ou protetor solar antes de sair à rua.
  • Reações alérgicas à erva doce: pessoas que são alérgicas á cenoura, aipo ou artemísia estão mais propícios a desenvolver reações alérgicas ao consumir o chá de erva doce. É preciso ter atenção aos sintomas, que podem ser severos, como inchaço facial, dificuldade de respirar e engolir, urticária e/ou vertigens.

Contraindicações

A erva doce é contraindicada para pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite e, ainda, para pacientes fazendo suplementação de ferro. O chá de erva doce também não é indicado para mulheres grávidas, por conter substâncias abortivas.

Onde comprar chá de erva doce?

A erva doce pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres, farmácias de manipulação e mercados. Se preferir, a planta também pode ser encontrada para venda na internet.

Mitos e verdades sobre o chá de erva doce

O chá de erva doce pode abortar?

Sim. O chá de erva doce possui propriedades em sua composição nutricional que podem ser abortivas. Portanto, a recomendação dos médicos é de que mulheres grávidas evitem consumir a bebida ou outro tipo de chá sem orientação de um profissional.

O chá de erva doce faz mal para bebês?

Não há comprovação de que o chá de erva doce faça algum mal à saúde dos bebês. Porém, o recomendado é que as mães deem o chá às crianças a partir dos 6 meses de idade. Antes dessa idade, o ideal é que os pequenos tomem apenas o leite materno.

O chá de erva doce serve para aliviar cólicas em bebês?

Sim. Graças ao seu poder calmante, o chá de erva doce consegue aliviar as cólicas intestinais que acometem os bebês nos primeiros meses de vida. No entanto, como dissemos acima, a mãe só deve dar o chá à criança a partir dos 6 meses de idade, sempre em uma colher pequena, e não na mamadeira. A quantidade ideal é de 10 mililitros.

O chá de erva doce aumenta a produção de leite materno?

Sim. O chá possui propriedades que estimulam uma maior produção de leite em lactantes. Com isso, ao tomar o leite no seio da mãe, o bebê passa a ficar protegido de futuras cólicas intestinais.

O chá de erva doce faz descer a menstruação?

Sim. O chá de erva doce ajuda a promover e a regular o fluxo menstrual. Além disso, ele alivia os sintomas da menstruação.

Chá de erva doce aumenta a libido?

Sim. A bebida é considerada afrodisíaca e é capaz de aumentar o desejo sexual entre homens e mulheres.

Chá de erva doce previne o envelhecimento precoce?

Sim. O chá é rico em antioxidantes e pode proteger contra danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e rugas.

Chá de erva doce combate a insônia?

Sim. Ele possui propriedades calmantes e relaxantes que ajudam a aumentar o sono. Porém, dependendo do tipo de insônia, como aquelas causadas por alguma doença, ele pode não funcionar bem.


Compartilhe!
  • 25
  •  
  •  
  •  
    25
    Shares

Fazer comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Ela conseguiu perder 32kg!

Esposa Emagrece 32 kilos e Surpreende Marido que Estava Há 2 Anos no Haiti
Clique aqui!
Leia essa emocionante história!
Click Me