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Como prevenir a diabetes? Veja dicas para não sofrer desse mal

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A prevenção é a melhor arma para lutar contra a diabetes e contra o aparecimento dessa doença em seu organismo. Sendo assim, pessoas que estão em grupo de risco, que possuem fatores genéticos envolvidos, que estão com a chamada “pré-diabetes” ou que tiveram diabetes gestacional devem tomar cuidados para prevenir a doença.

Para aqueles que não estão no grupo de risco ou em nenhuma das situações acima, também é importante estar atento à prevenção, uma vez que ela é feita basicamente de bons hábitos de vida, boa alimentação e exercícios físicos que, além de prevenirem a doença, ajudam na conquista de uma melhor qualidade de vida.

Sendo assim, as dicas abaixo ajudarão você a evitar a diabetes e a não sofrer dos grandes males causados por essa doença:

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Foto: Wikipedia/CCBY

Alimentação

A questão da alimentação é muito importante na prevenção da diabetes, uma vez que essa doença tem muito mais chances de aparecer entre aqueles que consomem muitas gorduras, carboidratos e açúcares. Nesse sentido, comer demais esse tipo de alimento é um dos fatores de risco para desenvolver a diabetes tipo 2, principalmente por causa do acúmulo de gordura que ocorre na região abdominal.

Sendo assim, existem diversos fatores relacionados à alimentação que podem ser prejudiciais à saúde e aumentar os riscos de diabetes. Para trabalhar com essa prevenção é preciso que a pessoa coma pouco, devagar e que não faça grandes períodos de jejum intercalados com períodos onde come bastante.

Estudos foram feitos e foi provado que as pessoas que comem muito rápido e que passam longos períodos em jejum têm maiores chances de desenvolver a diabetes, perder massa muscular e, ainda, aumentar a produção de radicais livres.

Leia também: Entenda os malefícios do açúcar para a sua saúde

Quanto às gorduras, elas devem ser evitadas, uma vez que o acúmulo de gorduras na região abdominal favorece a resistência à insulina. Sendo assim, diminuir frituras, gorduras e carne vermelha é essencial para a prevenção da diabetes.

Optar por alimentos integrais na dieta também é uma ótima escolha para prevenir a diabetes. Arroz integral e pães integrais são ótimas escolhas, uma vez que possuem uma baixa carga glicêmica quando comparados com o arroz comum e com os pães e outros alimentos que utilizam a farinha de trigo.

O açúcar também deve ser evitado e a preferência é sempre por alimentos ricos em fibras e integrais.

Exercícios

Possuir uma rotina de exercícios não só é importante para a saúde como um todo, como também previne doenças, incluindo a diabetes. Do outro lado da moeda, o sedentarismo pode ser uma das causas da doença. Então, é importante fazer ao menos 30 minutos de atividade física diariamente para preveni-la.

A atividade física aqui pode ser uma simples caminhada, como uma corrida, 30 minutos de academia ou exercícios aeróbicos, 30 minutos de bicicleta, etc. As opções são muitas, seja na academia ou ao ar livre. O importante é se exercitar ou praticar algum esporte, como vôlei, futebol, boxe e tantos outros.

Cuidado com o excesso de peso

Outra dica importante para a prevenção da diabetes é estar sempre de olho no excesso de peso, onde esse é um dos fatores de risco para a diabetes tipo 2, principalmente se existe acúmulo de gordura na região abdominal, formando a famosa “barriguinha”.

Essa gordura se acumula também no fígado e entre os intestinos, obrigando o pâncreas a produzir muita insulina para que a glicose possa entrar nas células e esse comportamento em excesso pode levar à sérias mudanças no metabolismo, aumentando as taxas de colesterol no sangue e o aumento da pressão arterial.

Muitos já sabem que o ganho de peso está muito relacionado ao surgimento da diabetes. Então, nesse sentido, é sempre bom se alimentar bem e fazer exercícios, se mantendo no peso ideal e prevenindo doenças como a diabetes tipo 2.

Cuidados com o sono

Dormir bem é um dos fatores que pode ajudar a prevenir a diabetes. Isso acontece porque uma pessoa com o sono regulado é muito mais saudável do que uma pessoa que dorme mal (pouco ou de maneira inconstante).

Dormir mal pode trazer o aumento do risco da obesidade, também da diabetes, uma vez que dormir mal afeta o relógio biológico e atrapalha o metabolismo, gerando ganho de peso, aumento da glicose no organismo e resistência à insulina, tornando o risco de diabetes muito maior.

Cigarro

Fumar aumenta de maneira consistente a resistência à insulina, tornando o controle dos níveis de glicemia muito mais difíceis e fazendo com que o organismo esteja sujeito à diabetes e a mais complicações relacionadas à ela, como por exemplo:

  • Doença cardíaca e renal
  • Neuropatia periférica – doença séria que traz danos ao sistema nervoso dos braços e das pernas, podendo resultar em fraqueza, falhas de coordenação motora e dormência.
  • Retinopatia – perigosa doença relacionada também à diabetes e que pode causar cegueira.
  • Má circulação, podendo resultar no aumento de infecções e feridas nos pés.

Sendo assim, parar de fumar irá ajudar o paciente a prevenir a diabetes ou a mantê-la controlada, caso ele já possua a doença, além de se tornar uma pessoa muito mais saudável, evitando outras doenças causadas pelo tabaco.

Parando de fumar, o paciente consegue um maior controle de seus níveis de glicemia e, também, ter uma menor resistência à insulina.

Álcool

A grande questão quanto ao álcool é que ele pode piorar alguns problemas causados pela diabetes. Nesse sentido, é importante lembrar que seu consumo em demasia pode aumentar a probabilidade de hipoglicemia (quando ocorre uma concentração muito baixa de glicose no sangue). Sendo assim, no caso dos pacientes com diabetes e que tomam insulina, toda vez que o álcool é consumido, os níveis de açúcar no sangue podem baixar mais do que o necessário, causando problemas.

Para prevenir que isso aconteça, é interessante que o paciente não beba de estômago vazio ou controle os níveis de glicose consumindo carboidratos logo após o álcool. O limite considerado “saudável” de álcool para diabéticos é de uma a duas doses e as bebidas adocicadas devem ser evitadas.

Já no caso da prevenção da diabetes, o consumo de bebidas pode ser interessante, uma vez que pesquisas mostraram que existem benefícios no consumo moderado do vinho tinto, onde o consumo de uma taça de vinho por dia pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Entretanto, o vinho pode ser bastante calórico, onde o exagero no consumo não reduz as chances do diabetes, mas pelo contrário, eleva o risco da aparição da doença.

Controlando o estresse

O estresse pode ser o causador da diabetes tipo 2 por vários motivos e pode ser um fator que inclusive dobra as chances de que uma pessoa desenvolva a doença. Esse valor alarmante chama a atenção ao fato de que os níveis de estresse da sociedade tem subido bastante e, ainda, aliados à uma má alimentação e falta de exercícios, o risco de que a diabetes tipo 2 apareça cresce bastante.

Além de todos esses fatores aliados, a diabetes ainda favorece perturbações geradas no sistema imunológico, produzindo uma maior quantidade de hormônios, como a adrenalina e o cortisol.

Sendo assim, controlar o estresse é um dos fatores mais importantes para conseguir prevenir a diabetes.

Faça checkups e meça a pressão arterial com frequência

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Foto: Pixabay/CCBY

A diabetes é conhecida como uma doença muito silenciosa. Muitas pessoas costumam conviver com a diabetes por anos sem ao menos saber que possuem a doença. Isso pode trazer muitas complicações para o paciente, que, quando descobre a doença, acaba tendo que passar por adaptações ainda maiores.

Nesse sentido, é importante que qualquer pessoa faça exames regulares e meça sua pressão arterial com frequência. Nos casos de pré-diabetes, grupo de risco ou para as mulheres que já tiveram diabetes gestacional, é essencial que haja um acompanhamento e um investimento em uma vida mais saudável, com boa alimentação e exercícios físicos regulares.

Com essas dicas, esperamos que você agora esteja mais consciente em relação à prevenção da diabetes e esteja preparado para viver uma vida mais plena e saudável, reduzindo os riscos de que a doença se manifeste. A prevenção é a melhor solução e o melhor remédio.


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