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Dieta Cetogênica: emagreça rápido sem perder massa muscular

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E lá fui eu, dar uma olhada no bom e velho dicionário em busca do significado da palavra cetogênica. Tudo para entender melhor como funciona uma das dietas da moda. Bem, cetogênico é o que “produz substâncias cetônicas ou induz à sua produção”. Oi?!

Mas, é claro, não adianta dar Crtl + C/Crtl + V e ok, está explicado. Hoje, vou falar sobre como essa tal Dieta Cetogênica funciona no nosso corpo. Vamos lá!

No regime cetogênico, ficam de fora todos os alimentos com carboidratos, como arroz e pão. Isso significa riscar do menu também massas, biscoitos, bolachas, ervilha, feijão, batata, frutas, leite, iogurte, sorvete, açúcar, bolo, refrigerantes e chocolates, entre outros.

Então, o que eu posso comer durante o regime cetogênico? Carnes (de vaca, porco, frango, peru etc.), peixes, presunto, apresuntado, linguiça, mortadela, salsicha, ovos, azeite, manteiga, margarina, óleo, maionese, gelatina e chás sem açúcar.

As verduras com baixa quantidade de carboidratos são permitidas. É o caso da alface, rúcula e repolho, por exemplo.

dieta-cetonica

Em boa parte das dietas recomendadas por nutricionistas, os carboidratos são a estrela principal no fornecimento de calorias. Em seguida, estão as fontes de proteínas e, por último, as gorduras. É a famosa pirâmide alimentar.

Porém, nem sempre esse esquema alimentar é o mais adequado, dependendo do objetivo da pessoa.

Nas Dietas Cetogênicas, há uma inversão na qual as gorduras são as maiores fornecedoras de energia, enquanto os carboidratos são consumidos em quantidades mínimas.

Sem carboidratos, o organismo faz a cetose, um processo em que passa a queimar gordura em vez do açúcar.

Está explicado o porquê de a pessoa emagrecer rapidinho com esse tipo de programa alimentar.

Talvez possa parecer estranho ingerir gordura para queimar gordura, mas é o que a Dieta Cetogênica promete.

As proteínas devem ser consumidas com moderação, levando a uma mudança na maneira de gerar energia pelas células.

O fígado passa a quebrar a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos para conseguir “combustível”, elevando os níveis destes últimos na corrente sanguínea.

Uma “curiosidade”: a Dieta Cetogênica existe desde a década de 1920. Ela foi criada nos Estados Unidos para tratar a chamada epilepsia refratária em crianças.  Ou seja, para ajudar a controlar os casos mais graves da doença.

Mas o regime perdeu força com a chegada de novos remédios anticonvulsionantes nos anos de 1940.

Atualmente, as Dietas Cetogênicas são bastante utilizadas para emagrecer. Porém, ainda auxiliam no tratamento de doenças como diabetes, câncer, além de obesidade e síndrome metabólica.

alimentos-dieta-cetogenica

Exemplo de cardápio da Dieta Cetogênica

  • Café – ovos mexidos + bacon
  • Almoço – picanha + alface e repolho roxo (tempere com azeite)
  • Lanche – gelatina sem açúcar
  • Jantar – salmão grelhado + rúcula (temperada com molho para salada)

As refeições acima servem de modelo para você se inspirar no preparo de alimentos durante a Dieta Cetogênica, que não deve ser feita sem acompanhamento de um nutricionista ou médico, combinado?

A Dieta Cetogênica é a queridinha entre muitos que buscam emagrecimento sem prejudicar a massa muscular.

Ela une um bom aporte de proteínas por dia e abundância de corpos cetônicos. O resultado: nosso organismo não precisa quebrar as proteínas dos músculos em aminoácidos para produzir glicose, evitando assim, o catabolismo da massa magra.

Mas é importante regular bem a quantidade de calorias consumidas, adequando-a às condições de cada pessoa. É que em dietas extremamente hipocalóricas a capacidade do fígado de metabolizar as gorduras pode não ser a ideal.

Com isso, pode haver comprometimento no fornecimento de energia para nosso corpo realizar todas as atividades diariamente. O que vai provocar a quebra de proteínas para suprir essa necessidade.

Um plano alimentar individual é vital para um resultado satisfatório e, é claro, cuidado com a saúde.


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