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Dieta da proteína: saiba como fazer e conheça os alimentos permitidos

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Um dos maiores dilemas de quem está em busca de um corpo em forma é como emagrecer com saúde e qualidade de vida. Não é à toa que, por causa dessa dúvida tão constante, o que mais se vê por aí são pessoas insatisfeitas com as medidas da silhueta tentando perder peso de maneiras bastante arriscadas, com dietas malucas e medicamentos extremamente perigosos.

Mas, o que poucas sabem é que não tem segredo para conquistar o corpo perfeito. Uma alimentação rica em nutrientes e aliada à prática de atividades físicas são os fatores primordiais que devem ser levados em consideração por quem está querendo conseguir o objetivo. É por isso que nem todas as dietas são recomendadas por médicos e nutricionistas, já que boa parte delas é restrita de vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde e para o emagrecimento saudável.

No entanto, existe uma dieta nova, vinda direto da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, que pode revolucionar quando o assunto é emagrecer sem arriscar a vida. A chamada Dieta da Proteína, criada pelo Dr. Atkins e recentemente adaptada pelo Dr. Pierre Dukan, autor da famosa Dieta Dukan, pode ajudar a emagrecer até 7 quilos em apenas 14 dias, isso sem trazer perigos à saúde.

É tanto que, por conta dos seus efeitos benéficos na busca pelas medidas ideais, a dieta tem sido adotada, inclusive, pelas celebridades. Entre as famosas que aderiram a Dieta da Proteína estão a ex-dançarina Scheila Carvalho, a modelo Bárbara Evans e a diva pop Jennifer Lopez, que conseguiram secar até 10 quilos e ficar com o corpo dos sonhos! Será mesmo possível?

Se você ainda não conhece a Dieta da Proteína e quer saber se ela realmente funciona, como fazer e quais são os alimentos permitidos, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Como funciona a Dieta da Proteína?

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O método de emagrecimento é baseado, como o nome já diz, no consumo de alimentos ricos em proteínas.

Sabe-se que, quanto mais proteínas presentes no organismo, mais o metabolismo trabalha, o que o torna acelerado; mais gorduras são queimadas, uma vez que o organismo tem uma dificuldade 30% maior para digerir o nutriente e, portanto, precisará usar as gorduras como energia para realizar o processo, e menos fome se sente, já que as proteínas, por serem mais pesadas, deixam a sensação de saciedade ainda mais prolongada.

Ainda, esses poderosos nutrientes têm o poder de dar mais firmeza à pele, essencial para quem está passando pelo emagrecimento e quer evitar a flacidez; e favorecem o aumento de massa magra, no caso quem está na academia e quer ganhar músculos grandes e fortes.

Por outro lado, os carboidratos estão proibidos durante a Dieta das Proteínas, uma vez que eles retardam o funcionamento do metabolismo. Ao abolir parcialmente esses nutrientes do cardápio diário, é possível fazer com que o corpo procure outras fontes de energia, como as gorduras, para fazer a digestão. O resultado é de emagrecimento rápido, com a eliminação de cerca de 7 quilos em apenas 14 dias (equivalente à primeira fase da dieta).

A dieta é dividida em três fases, em que a primeira visa secar a barriga totalmente, enquanto a segunda estimula uma reeducação alimentar e a última ajuda que a pessoa mantenha o peso conseguido.

Conheça as 3 fases da dieta para emagrecer rápido e com saúde

Fase 1: Secando de vez

A primeira fase da Dieta da Proteína dura 14 dias e permite que uma pessoa emagreça até 7 quilos ou 50% do peso extra. Para isso, a ingestão permitida é de apenas 1.000 calorias diárias durante todo esse tempo, que deve ser suprida apenas com alimentos protéicos e nada de carboidratos.

Fase 2: Fazendo reeducação alimentar

A segunda fase da Dieta da Proteína dura 5 semanas e faz com que a pessoa elimine os outros 50% do peso extra, chegando às medidas ideais. Para isso, a ingestão permitida começa com 1.100 calorias e termina com 1.500 calorias diárias durante o período, com o consumo de alimentos protéicos e inserção de poucos carboidratos.

Fase 3: Mantendo o peso ideal

A terceira fase da Dieta da Proteína pode durar quanto tempo a pessoa puder para manter o peso que conseguiu, desde que seja com acompanhamento médico. Deve-se manter a ingestão diária de 1.500 calorias, sendo que todos os alimentos estão liberados com moderação neste período.

Vantagens

  • A Dieta da Proteína ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que os nutrientes são essenciais para deixar o organismo mais forte e saudável.
  • Não há restrição quanto à quantidade de alimentos que devem ser consumidos durante a dieta.
  • É possível emagrecer rápido, uma vez que as proteínas aumentam a sensação de saciedade no organismo.
  • A dieta ajuda a aumentar a massa muscular, uma vez que as proteínas são essenciais para a construção e desenvolvimento dos tecidos corporais.

Desvantagens

  • Nos primeiros dias, a Dieta da Proteína pode causar tonturas, dores de cabeça, sede, cansaço, mau hálito, náuseas, lapsos de memória e até desmaios por conta da falta de carboidratos no organismo, que dão energia ao corpo.
  • Devido à alta ingestão, há riscos de aumentar o colesterol ruim (LDL).
  • Se não for feita da maneira correta, a Dieta da Proteína pode causar não só a perda de gorduras como também a perda de massa muscular.
  • A dieta pode causar prisão de ventre, por conta do maior consumo de proteínas e ausência de fibras.
  • Ao consumir poucos carboidratos, é possível que o corpo fique com menos energia, dando a sensação de preguiça.

Alimentos permitidos na Dieta da Proteína

Dieta da proteína alimentos permitidos e proibidos

Em geral, os alimentos permitidos na dieta são os ricos em proteínas e pobres em carboidratos, que podem variar entre frutas, legumes, verduras e, é claro, carnes e outros alimentos de origem animal.

Alimentos proibidos na Dieta da Proteína

Como você já deve saber até aqui, os alimentos proibidos na dieta são aqueles ricos em carboidratos, já que estes nutrientes devem estar menores quantidades no cardápio de quem está querendo emagrecer.

Sugestão de cardápio para você fazer a dieta agora mesmo

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Fase 1

Café da manhã

1 pote (100 gramas) de iogurte desnatado + 2 colheres (sopa) de whey protein (no sabor que preferir). Bata no liquidificador para misturar o produto e tome junto com 4 fatias de peito de peru light + 1 queijinho fundido light.

Lanche da manhã

2 fatias de peito de peru + 2 fatias médias de queijo minas frescal light 0% de gordura.

Almoço

1 fatia de 120 gramas de filé-mignon grelhado + salada verde: rúcula, alface e agrião à vontade.

Lanche da tarde

1 copo (200 ml) de leite desnatado + 2 colheres (sopa) de whey protein (no sabor que preferir) batidos no liquidificador.

Jantar

Omelete de 1 gema e 2 claras + 2 xícaras (chá) de brócolis cozidos no vapor.

Fase 2

frutas

  • 1ª semana

Café da manhã e lanches da manhã e da tarde

2 shakes proteicos por dia, revezando em quaisquer dessas refeições. Quando for no café da manhã, acrescente 1 porção de fruta (maçã, banana-prata, pêra, mamão, melão, laranja, morangos ou kiwi) e mais 1 fatia de pão integral.

Almoço e jantar

Inclua ao cardápio da Fase 1 alguns legumes e verduras à vontade (abóbora, acelga, abobrinha, cenoura, tomate, berinjela e couve-flor).

  • 2ª semana

Café da manhã e lanches da manhã e da tarde

2 shakes proteicos por dia, revezando em quaisquer dessas refeições. Quando for no lanche da manhã, acrescente 1 porção de fruta, a escolher.

Almoço e jantar

Inclua ao cardápio da Fase 1 alguns legumes e verduras à vontade (abóbora, acelga, abobrinha, cenoura, tomate, berinjela e couve-flor).

  • 3ª semana

Café da manhã e lanches da manhã e da tarde

2 shakes proteicos por dia, revezando em quaisquer dessas refeições.

Almoço e jantar

Inclua ao cardápio de almoço da Fase 1 uma porção de carboidratos ( 1 pegador de macarrão integral, 2 fatias de pão integral ou 3 colheres de arroz integral) ou 1 porção de grãos (3 colheres ervilha, feijão branco, lentilha, feijão ou grão de bico).

  • 4ª semana

Café da manhã e lanches da manhã e da tarde

2 shakes proteicos por dia, revezando em quaisquer dessas refeições.

Almoço e jantar

Inclua ao cardápio de almoço da Fase 1 uma porção de carboidratos/amido (2 batatas pequenas assadas ou cozidas, 1/2 mandioca 2 colheres (sopa) de abóbora) + 1 porção de frutas (maçã, banana-prata, pêra, mamão, melão, laranja, morangos ou kiwi).

  • 5ª semana

Café da manhã e lanches da manhã e da tarde

2 shakes proteicos por dia, revezando em quaisquer dessas refeições. Quando for o café da manhã, acrescente 1 fatia de mussarela + 1 colher (chá) de manteiga light ou margarina.

Almoço e jantar

Inclua ao cardápio da Fase 1 alguns legumes e verduras à vontade (abóbora, acelga, abobrinha, cenoura, tomate, berinjela e couve-flor).

Fase 3

Fresh Vegetable Soup

Café da manhã

1 pote (100 gramas) de iogurte light + 1 fatia de pão integral com 1 fatia de peito de peru e 2 fatias de queijo branco + 2 colheres (sopa) de granola light.

Lanche da manhã

1 fruta (pêra, maçã kiwi) + 1 pote (100 gramas) de iogurte light.

Almoço

1 prato (sobremesa) de beterraba e cenoura raladas, alface-crespa e pepino + 1 pires (chá) de abobrinha refogada + 3 colheres (sopa) de grão-de-bico + 3 colheres (sopa) de arroz + 1 fruta (1 fatia de abacaxi ou limão) +1 filé (120 gramas) de salmão grelhado.

Lanche da tarde

1 pote (100 gramas) de iogurte light + 1 barrinha de cereal integral light.

Jantar

1 prato (fundo) de sopa de legumes com carne ou frango (100 gramas) e macarrão integral (opcional) + 1 laranja.

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