Início » Artigos » Educação Alimentar » Efeito sanfona: 5 dicas simples para se livrar dele!

Efeito sanfona: 5 dicas simples para se livrar dele!

Depois de tanto esforço, você finalmente chega no peso que desejava e aquela calça que estava no fundo do guarda roupa volta a servir. Ótimo, não? Seria perfeito a grande parte das mulheres não voltasse a engordar depois das “dietas da moda”. Esse problema é chamado de efeito sanfona, que é quando o seu peso aumenta novamente depois de uma dieta. A seguir vamos te dar dicas de como evitá-lo!
Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

Você passa semanas ou meses se esforçando em uma dieta super restritiva, abandona o seu tão amado brigadeiro, se despede daquela cervejinha do happy hour, e passa a se alimentar apenas de clara de ovo, frango e batata doce.

Depois de tanto esforço, você finalmente chega no peso que desejava e aquela calça que estava no fundo do guarda roupa volta a servir. Ótimo, não? Seria perfeito a grande parte das mulheres não voltasse a engordar depois das “dietas da moda”.

Esse problema é chamado de efeito sanfona, que é quando o seu peso aumenta novamente depois de uma dieta. A seguir vamos te dar dicas de como evitá-lo!

Reeducação alimentar é o caminho

Os nutricionistas já afirmaram: Só existe redução de peso duradoura se o obeso mudar os seus hábitos alimentares e inserir atividades físicas em sua rotina.

Ou seja, não adianta mudar a alimentação por um período curto de tempo, e depois do emagrecimento, voltar a se alimentar de maneira inadequada, em uma dieta rica em açúcares e gordura.

Além disso, alguns estudos mostram que para que o corpo “aceite” o novo peso e se acostume com o novos hábitos, você precisa manter o peso ideal por pelo menos três anos após o fim da dieta.

Mas então, como evitar o efeito sanfona?

Beba água

A água é item essencial na limpeza do organismo e no funcionamento do intestino, por isso o indicado é que você beba pelo menos dois litros de água por dia. Outra dica é evitar as bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos, que possuem alto teor de açúcar.

Mantenha-se em movimento

Para se manter no peso ideal você precisa queimar calorias, e a melhor maneira de fazer isso é praticando atividades físicas diariamente.

Além disso, os exercícios são importantes para queimar gordura, melhorar o condicionamento físico, tonificar os músculos e melhorar o humor. Portanto, mesmo que você já tenha chegado no seu peso ideal, não abandone a academia!

Não abandone todos os pequenos prazeres

Você não precisa eliminar de vez os doces da sua dieta. Se você não resiste a um brigadeiro, se dê o direito de comer um docinho por semana, estabelecendo quantidades adequadas.

O que não adianta é comer uma panela inteira, todos os dias por semana. A cerveja também está liberada, desde que com moderação.

Inclua frutas e verduras na sua alimentação

Para manter-se magra, a sua alimentação precisa mudar e você precisa encontrar prazer em comer bem. Por isso experimente novos sabores, dê uma segunda chance para as frutas, faça saladas que sejam atrativas, coloridas e saborosas. Ah! E não se esqueça das fibras!

Relaxe

O estresse é um fator que, comprovadamente, pode levar ao ganho de peso. Isso porque as pessoas tendem a comer mais quando estão nervosas ou ansiosas.

Por isso, controle o seu campo emocional e não deixe o estresse tomar conta do seu dia a dia. Manter um hobby ou praticar um esporte pode ajudar nisso!

E você?! Já passou pelo efeito sanfona? Conte pra gente nos comentários como conseguiu superá-lo!


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

Ela conseguiu perder 32kg!

Esposa Emagrece 32 kilos e Surpreende Marido que Estava Há 2 Anos no Haiti
Clique aqui!
Leia essa emocionante história!
Click Me