Início » Alimentos Funcionais » Ervas medicinais: confira 4 dicas para melhorar a sua saúde

Ervas medicinais: confira 4 dicas para melhorar a sua saúde

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

O uso de ervas e plantas como medicamentos ou para melhorar a saúde é realizado há muito tempo ao longo da nossa história. Ervas medicinais podem ser boas opções de remédios, além de serem boas adições às suas dietas para melhorar a sua saúde no geral.

Mas, para usufruir de todos os benefícios que essas ervas oferecem de forma correta, é preciso saber de alguns tópicos, como quais são os benefícios de cada uma, além de qual a melhor forma de ingeri-las e se há alguma contraindicação, por exemplo.

Confira a seguir a lista com algumas ervas medicinais e as melhores formas de utilizá-las:

Agrião

Foto: Pixabay/CCBY
Foto: Pixabay/CCBY

Para que é usado?

O agrião é uma planta bastante amarga que é muito comum entre o paladar dos brasileiros. Além de ser um ótimo anti-inflamatório para o sistema respiratório, sendo usado no tratamento da bronquite, o agrião ainda é fortemente recomendado para amenizar os danos causados pela nicotina. O agrião ainda pode ser usado para tratar tosse, gengivite, aftas, acne e, também, auxilia na digestão.

Como consumir?

A melhor forma de absorver os benefícios do agrião é através da digestão. Consumi-lo em saladas, sucos ou chás já irá garantir que você absorva os melhores nutrientes dessa planta e desfrute dos seus benefícios.

Devo tomar algum cuidado?

Sim, o agrião é uma planta abortiva. Por isso, o consumo do agrião no chá por grávidas deve ser evitado. Além disso, o consumo excessivo do agrião pode irritar o estômago e deve ser evitado por quem sofre de úlceras e doenças renais.

Alcaçuz

Foto: Youtube/Reprodução
Foto: Youtube/Reprodução

Para que é usado?

O alcaçuz é uma plantinha muito adocicada que ajuda a combater a irritação na garganta, por ser anti-inflamatória e antisséptica. Além disso, também é recomendada para enfrentar úlceras.

Como consumir?

Uma boa forma de absorver os nutrientes do alcaçuz é utilizar as suas raízes para fazer um chá e consumi-los duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Devo tomar algum cuidado?

O consumo excessivo de alcaçuz pode causar o aumento da sua pressão sanguínea e, por isso, não é recomendado para gestantes e aqueles que sofrem de problemas cardíacos.

Camomila

Foto: Wikipedia/CCBY
Foto: Wikipedia/CCBY

Para que é usado?

A erva de camomila costuma ser utilizada como anti-inflamatória, mas também é amplamente consumida por mulheres para combater as cólicas. Além de usos para a saúde, a camomila tem propriedades emolientes, que trazem grandes benefícios cosméticos para a pele e, também, para os cabelos.

Como consumir?

O uso mais comum da camomila é através do seu famoso chá, embora possa ser usada para curar irritações na pele com a aplicação da sua infusão em água na área irritada.

Devo tomar algum cuidado?

O consumo em grandes quantidades da camomila podem causar enjoo e vômitos, além de algumas pessoas poderem sofrer de alergia à essa erva.

Guaraná

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Para que é usado?

O guaraná é rico em cafeína e teobromina, que são grandes aliados do sistema nervoso central, além de possuir nutrientes que ajudam na redução do estresse. O guaraná também pode ser uma ajuda muito grande para o sistema gastrointestinal.

Como consumir?

Uma receita muito indicada do guaraná é o seu consumo no café da manhã através de uma colher de chá do pó dissolvida em água, com um pouco de mel.

Devo tomar algum cuidado?

Devido ao seu alto número de cafeína, pessoas que sofrem de hiperatividade devem evitar o consumo do guaraná.


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

Fazer comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ela conseguiu perder 32kg!

Esposa Emagrece 32 kilos e Surpreende Marido que Estava Há 2 Anos no Haiti
Clique aqui!
Leia essa emocionante história!
Click Me