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Fibras e seus benefícios na alimentação

Alimentos com fibras são bastante recomendados para pessoas que sofrem com a constipação intestinal, mas elas também são ótimas para serem acrescentadas nas dietas alimentares, pois fornecem diversos nutrientes essenciais ao corpo. Saiba mais sobre a fibra e os seus benefícios abaixo.
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Alimentos com fibras são bastante recomendados para pessoas que sofrem com a constipação intestinal, mas elas também são ótimas para serem acrescentadas nas dietas alimentares, pois fornecem diversos nutrientes essenciais ao corpo. Saiba mais sobre a fibra e os seus benefícios abaixo.

As fibras são uma parte dos carboidratos que não é digerida e absorvida pelo organismo, elas atuam no regulamento do intestino, pois aumentam o volume das fezes, aceleram sua eliminação. As fibras se dividem nos grupos solúveis e insolúveis e as suas fontes alimentares e seus benefícios variam de acordo com a classificação que elas se encaixam.

Tipos de fibras

As fibras solúveis são as que absorvem água, se transformando em uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino.

Esse tipo de fibra são responsáveis pelo retardo na absorção dos carboidratos o que contribui para manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de auxiliar na redução das taxas de LDL, o mau colesterol. As fibras solúveis são encontradas facilmente em farelo de aveia, cevada, leguminosas, frutas, legumes e verduras.

Já as fibras insolúveis entram em ação para regular o funcionamento do intestino. Por isso é importante que quando incluir fibras em sua alimentação é recomendado que seja ingerido muita água na alimentação.

Benefícios das fibras

A fibra traz diversos benefícios ao corpo humano e é uma grande aliada de pessoas que estão de dieta, pois além de ajudar a regular o intestino ela também proporciona sensação de ansiedade.

As fibras também são responsáveis por controlar os níveis de glicose sanguíneos, ela pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, reduzindo desta forma o aumento da glicose sanguínea, que ocorre após a refeição assim como a resposta da insulina. A fibra possui papel importante na prevenção da doença coronária, ao melhorar o perfil lipídico sanguíneo, reduz os valores de colesterol total e de colesterol LDL.

Quais alimentos possuem fibras?

As fibras são facilmente encontradas em alimentos, e devido a variedade é fácil inseri-las em sua alimentação. Confira abaixo uma lista de alimentos que possuem esse nutriente.

Abacate, Abacaxi, Amêndoa, Amendoim, Banana, Caju, Caqui, Castanha-do-Pará, Goiaba, Laranja, Kiwi, Maracujá, Morango, Nozes, Pêra, Pêssego, Suco de laranja, Uva-passa. Abóbora, Abobrinha, Acelga, Agrião, Alho-poró, Alface, Batata, Batata-doce, Berinjela, Beterraba, Brócolis,Cebola, Cenoura, Couve, Couve-de-bruxelas, Couve flor, Espinafre cozido, Inhame, Mandioquinha, Milho verde, Pepino, Pimentão, Quiabo, Repolho, Salsão, Soja cozida, Vagem, Tomate. Arroz integral, Aveia em flocos, Farelo de trigo, Farinha de aveia, Farinha de centeio, Farinha de trigo, Feijão, Farelo de aveia, Pão de aveia, Pão de centeio.

Como consumir as fibras

É recomenda um consumo de 25 a 30 gramas de fibras por dia, sendo que seu consumo deve estar associado a, no mínimo, entre 1 e 1,5 litro de água por dia.

Uma boa forma de consumir as fibras é acrescentá-las na salada, iogurte, sopas, arroz com feijão, entre outros. Você pode substituir o pão branco pelo integral, incluir cereais matinais em seu café da manhã, trocar o arroz e macarrão branco pelos integrais, consumir mais frutas, verduras e legumes.


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