Início » Artigos » Alimentos Funcionais » Linhaça: Faz bem para o coração e ajuda a emagrecer

Linhaça: Faz bem para o coração e ajuda a emagrecer

Ela é pequena no tamanho, mas enorme nos benefícios. A linhaça possui excelentes níveis de ômega 3 e fibras. É um grão conhecido pelos povos na região da Mesopotâmia desde 5 mil a.C. e que está cada vez mais inserido na alimentação contemporânea de quem busca qualidade de vida.
Compartilhe!
  • 5
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Ela é pequena no tamanho, mas enorme nos benefícios. A linhaça possui excelentes níveis de ômega 3 e fibras. É um grão conhecido pelos povos na região da Mesopotâmia desde 5 mil a.C. e que está cada vez mais inserido na alimentação contemporânea de quem busca qualidade de vida.

A semente do linho (Linum usitatissimum) é considerada um alimento funcional, auxiliando inclusive na prevenção de alguns tipos de câncer.

Mas é no emagrecimento que a linhaça ganha mais destaque, já que suas fibras participam da liberação da glicose e, por consequência, reduzem o acúmulo de gordura corporal.

Versátil, a linhaça ainda pode ser usada como cereal sem glúten. Perfeita para os celíacos, que não podem consumir a substância.

Outro ponto positivo da linhaça é a presença de boa quantidade de lignanas em sua composição. Lignanas são substâncias parecidas com o estrógeno, ou seja, são os chamados fitoestrógenos, que estão ligados à saúde dos ossos e à proteção contra o câncer de mama nas mulheres.

Existem dois tipos de Linhaça, a marrom e a dourada. Não há muita diferença nutricional entre elas – somente um pouco mais de ômega 3 e 6 na primeira. Mas isso pode mudar em função da região em que ela foi plantada, entre outros fatores.

Propriedades e benefícios da Linhaça

A prevenção e o controle da diabetes também estão entre as vantagens do consumo frequente de Linhaça. Tudo graças à capacidade da semente de participar do mecanismo que reduz os picos de glicose.

Lembrando que, quanto mais insulina produzimos, mais resistentes nossos órgãos ficam. E passam a solicitar mais e mais do hormônio para conduzir a glicose para dentro de suas células.

É a chamada resistência à insulina que, ao se agravar, leva à diabetes tipo 2. Ou seja, o hormônio sintetizado pelo corpo não é mais suficiente para absorver todo o açúcar na corrente sanguínea.

Pesquisas revelam, ainda, que o ácido alfa linoleico (ALA), encontrado nas fontes vegetais de ômega 3, demonstra capacidade de diminuir o risco de as pessoas terem diabetes, mas não se sabe bem o motivo.

De acordo com estudos, o ALA écapaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo o problema que pode ser provocado por quadros de dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo e tabagismo, entre outros.

Veja mais detalhes sobre as vantagens da ingestão de Linhaça

  • Favorece o funcionamento do intestino – melhora o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Para isso, as fibras precisam ser consumidas com quantidades adequadas de água.

E mais: a digestão das fibras resulta em ácidos graxos de cadeia curta que, por sua vez, estimulam a proliferação de bifidobactérias. Estas são as bactérias “do bem” da nossa flora intestinal, cuja função também é ajudar a aumentar a imunidade.

  • Prevenção de alguns tipos de câncer – pesquisas demonstram o poder antitumoral da Linhaça, especialmente nas mulheres, devido a presença das lignanas, já citadas anteriormente.

Evidências diversas indicam que há ligação entre hormônios femininos e câncer mamário. E como as lignanas terminam se unindo aos receptores de estrógeno, adquirem uma função protetora.

Cada colher de sopa de Linhaça tem aproximadamente 15 mg de lignanas – o que faz a semente ser considerada o alimento mais rico nessa substância.

  • Saúde para os ossos – a semelhança da lignana com o estrógeno faz com que, de certa forma, a produção desse hormônio seja compensada na menopausa.

No entanto, ainda não se sabe o real poder da lignana na redução dos sintomas do climatério e nas mudanças de humor. Principalmente porque isso pode variar de acordo com a maneira que cada organismo metaboliza o nutriente.

Mas a Linhaça pode ter realmente um efeito positivo na saúde óssea e cardiovascular feminina graças às lignanas.

Bem, se você não conhecia a Linhaça, agora tem razões de sobra para manter sua saúde e forma física em dia com auxilio dessa semente nutritiva.

Cuide-se, e até breve!


Compartilhe!
  • 5
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Ela conseguiu perder 32kg!

Esposa Emagrece 32 kilos e Surpreende Marido que Estava Há 2 Anos no Haiti
Clique aqui!
Leia essa emocionante história!
Click Me