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Ômega 3: conheça os benefícios para a sua saúde

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É comum acreditarmos que as gorduras em geral fazem mal para o nosso organismo devido ao fato de que o consumo de gorduras em excesso é prejudicial à saúde. Apesar disso, existem algumas gorduras que podem trazer grandes benefícios para o nosso bem-estar.

Entre essas gorduras estão aquelas conhecidas como poli-insaturadas, como o ômega 3, que é encontrado nos organismos de peixes como o salmão, a sardinha e o atum, por exemplo. O ômega 3 é um dos nutrientes essenciais que o nosso organismo não é capaz de produzir, por isso deve ser obtido através da nossa alimentação.

Quais são os benefícios do ômega 3 para a saúde?

Foto: Gustavo Fumero/Flickr/CCBY
Foto: Gustavo Fumero/Flickr/CCBY

Faz bem para o sistema cardiovascular

A ingestão do ômega 3 pode trazer vários benefícios para o nosso coração. Entre esses benefícios está a diminuição do risco de acontecimento de coágulos de sangue. Esse problema pode causar derrames e infartos. Outro benefício que o consumo de ômega 3 pode trazer ao sistema cardiovascular é a estabilização do ritmo do nosso coração, evitando problemas perigosos, como a arritmia.

Diminui os níveis de colesterol ruim

O consumo de ômega 3 afeta a composição do sangue, aumentando o colesterol bom e diminuindo os níveis de colesterol ruim. O excesso desse colesterol mau aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, uma vez que a alta presença dele no sangue pode causar o entupimento de veias e artérias.

Faz bem à pressão arterial

O consumo de ômega 3 ainda ajuda a regular a pressão arterial, a qual, quando elevada, pode causar problemas sérios como infartos e derrames, além da hipertensão.

Ômega 3 no combate à obesidade

A obesidade nada mais é do que um processo inflamatório de como o seu cérebro processa a presença de comida no seu corpo. O ômega 3 é um grande agente anti-inflamatório e, por isso, agindo contra a inflamação de vasos sanguíneos, ele é um grande aliado no combate contra a obesidade.

Qual a quantidade diária de ômega 3 que deve ser consumida?

Estudos indicam que qualquer quantidade acima de 4 gramas de ômega 3 por dia podem causar complicações na saúde do seu organismo. Alguns médicos defendem, porém, que um grama de ômega 3 diário já é o suficiente.

Perigos da ingestão excessiva de ômega 3

Apesar de todos os benefícios que ele traz para a nossa saúde, se consumido em excesso, o ômega 3 pode ser bastante prejudicial. O consumo excessivo de ômega 3 pode comprometer o sistema nervoso no cérebro e na medula espinhal, prejudicando o movimento do corpo, causando movimentos involuntários e, com o piorar do quadro, impedindo que a pessoa realize  as tarefas motoras mais comuns, como caminhar e engolir.

Uso de ômega 3 em suplementos

O uso de suplementos de ômega 3 só é indicado para pessoas cujos organismos não consigam absorver esses nutrientes através de uma alimentação normal e deve ser feito através de um atencioso acompanhamento médico.

O ômega 3 durante a gravidez

O ômega 3 pode trazer grandes benefícios para gestantes, ajudando as mulheres grávidas a terem bebês mais fortes. Mesmo assim, é importante ter cuidado: a ingestão do ômega 3 por parte de grávidas deve ser feito através de um acompanhamento médico, uma vez que o consumo em excesso do ômega 3 pode levar à má formação neurológica do feto.


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