Início » Alimentos Funcionais » Pitaya – veja seus benefícios

Pitaya – veja seus benefícios

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

A pitaya é uma fruta que cresce em algumas regiões da América do Sul, entre elas o nordeste do Brasil, e traz muitos benefícios para a nossa saúde. Ela também é muito conhecida como “fruta do dragão” devido à sua aparência com gomos escamosos e irregulares ao percorrer da sua casca. A safra acontece, no Brasil, por volta do final do ano, no mês de dezembro, e ela tem se tornado cada vez mais popular na dieta de quem está procurando por maneiras diferentes de emagrecer.

pitaya1

Como comer?

Por causa da sua aparência incomum, comer uma pitaya pode parecer um pouco confuso e intimidador no começo. A primeira coisa para se saber é que existem três tipos diferentes. A primeira é a pitaya branca, com casca rosa e branca por dentro; a segunda é a vermelha, que é avermelhada por dentro e por fora e, por fim, a amarela, que é amarela por fora e branca por dentro.

Todas elas são deliciosas e podem ter suas polpas comidas naturalmente, mas também ficam uma delícia se servidas junto a saladas. A pitaya é, também, comumente consumida quando processada em sucos, geleias, sorvetes, iogurtes, tortas e até mesmo doces.

Quais os benefícios que a pitaya pode trazer para a saúde?

A pitaya é uma fruta que traz vários benefícios para a nossa saúde. O uso mais popular da fruta do dragão é o seu auxílio no emagrecimento, mas essa está longe de ser a única vantagem de consumir a pitaya.

Emagrecimento

A pitaya tem sido cada vez mais utilizada por aqueles que querem emagrecer rápido e com saúde, o que acontece por causa do seu baixo nível de calorias. Além disso, a pitaya é rica em glucagon e tiramina, que são grandes inibidores de apetite, fazendo com que você fique satisfeito mais rápido e, então, ingerindo menos calorias do que o normal.

Auxilia na digestão

A fruta do dragão é rica em fibras e promove os movimentos peristálticos do seu intestino, ajudando no seu bom funcionamento. Além de simplesmente melhorar a saúde do seu sistema digestivo, a pitaya ainda diminui os riscos de doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e até ajuda na prevenção do câncer.

Rica em antioxidantes

A pitaya é uma rica fonte de antioxidantes, substâncias que atrasam ou até inibem a atuação de radicais livres. Isso pode ter resultados muito positivos, uma vez que, combatendo os radicais livres no nosso corpo, nos protegemos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e até doenças degenerativas como Alzheimer, Parkison e determinados tipos de câncer.

Ajuda o sistema imunológico

Além de todos esses benefícios, a pitaya é rica em vitamina C, o que torna ela uma grande aliada do nosso sistema imunológico. Junto de todo o serviço para o nosso intestino e da sua ação antioxidante, a fruta do dragão ainda nos protege de doenças cardíacas, uma vez que ela trabalha para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de retardar problemas de pressão alta.

Apesar da sua aparência curiosa, a pitaya pode ser muito mais do que sua aliada em uma dieta de emagrecimento, trazendo uma série de diversos benefícios para o bem-estar do seu organismo.


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •