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Tudo sobre Goji Berry: Saiba todos os seus benefícios

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Essa pequena frutinha avermelhada tem se tornado uma das grandes estrelas das dietas e da alimentação de um número cada vez maior de pessoas. Fruto da planta de uma planta que tem origem nas montanhas do Tibet, o goji berry é muito tricô em vitamina C e possui benefícios que vão desde o emagrecimento, até a prevenção de problemas oftalmológicos e derrames, possuindo ainda ação antioxidante e anti-inflamatória, agindo no coração e no cérebro.

Os benefícios são muitos, e a goji berry conta com diversos nutrientes em sua composição que fazem com que ela se torne uma das frutas mais poderosas já estudadas.

Nutrientes do goji berry

Para ilustrar todo esse poder do goji berry, um dos exemplos é que 100 gramas da frutinha equivalem a vitamina C encontrada em cerca de 50 laranjas. Sendo assim, se você está em busca de mais vitamina C para o seu corpo, é melhor e mais fácil consumir 100 gramas de goji berry do que 50 laranjas, certo?

A vitamina C, inclusive é um dos nutrientes responsáveis por boa parte dos benefícios vindos da goji berry, onde sua ação em nosso organismo pode melhorar o humor, a imunidade, diminuir o estresse, ajudar a emagrecer, evitar o envelhecimento da pele, aumentar a resistência dos ossos, e melhorar gripes e resfriados.

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Além dos enormes benefícios em relação a grande quantidade de vitamina C, a goji berry ainda conta com uma substância conhecida como carotenoide, muito importante para a melhorar a saúde da pele e da visão, podendo atuar até mesmo na proteção adicional a raios ultravioletas em pessoas que são mais sensíveis a eles.

As vitaminas do complexo B também estão muito presentes na goji berry, onde podemos contar principalmente com as vitaminas B1, B2 e B6. A vitamina B1 pode ajudar no funcionamento do sistema muscular, cardíaco e nervoso, e ainda participa do metabolismo da glicose, e de melhoras significativas em relação ao cérebro.

Já a vitamina B2 tem sua importância em relação a sua proteção contra doenças cardiovasculares e tumores. A B6 pode auxiliar na diminuição da homocisteína, substância que quando em excesso no sangue pode levar a um aumento de doenças vasculares. A B6 ainda tem um importante papel no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, onde produz ainda epinefrina e serotonuna, produzindo a sensação de bem estar.

O goji berry ainda conta com 19 aminoácidos, incluindo os oito aminoácidos essenciais, que o organismo não consegue produzir, sendo assim, ele é de grande ajuda quanto a uma alimentação balanceada. Sendo assim, os aminoácidos, muito conhecidos por suas funções em relação aos ganhos de massa muscular, são importantes ainda para a formação de proteínas, células e tecido importantes.

Quanto aos minerais, o goji berry ainda conta com 21 deles, que possuem uma função importantíssima e essencial no equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, e na manutenção da pressão dentro e fora das células, diminuindo o risco de doenças. Entre as doenças, chamamos atenção para o câncer, onde entre os minerais do goji berry podemos encontrar o germânio, que apresenta funções anticancerígenas.

A lista dos nutrientes do goji berry não para, como podemos perceber, e ele ainda conta com o beta-sisterol, o cyperone, e a fisalina, que possuem ação anti-inflamatória, trazem benefícios ao coração e a pressão sanguínea, e que são importantes para os portadores de hepatite B e C, respectivamente. O goji berry possui ainda a betaína, utilizada pelo fígado na produção de colina, ajudando na formação de fosfolípides, auxiliando em uma melhor formação das células. Finalmente a goji berry ainda possui polissacarídeos, como as beta-glucanas, que são muito importantes para a resposta imunológica contra infecções.

Após todos esses nutrientes apresentados, os benefícios já comprovados que eles trazem através do consumo de goji berry formam também uma extensa lista que podemos conferir a seguir.

Benefícios comprovados do Goji Berry

Emagrecimento

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Em uma pesquisa que utilizou suco de goji berry em um grupo e um suco placebo em outro grupo, foi notado que a ingestão diária de 120ml (pouco mais de um copo) de suco de goji berry durante 14 dias, conseguiu reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas desse grupo em relação ao que tomou o suco placebo.

Quanto a vitamina C, outro estudo comprovou que pessoas que convivem com as quantidades adequadas de vitamina C, tem uma eficiência cerca de 30% maior na oxidação de gordura durante os exercícios do que aqueles que consomem poucos alimentos ricos em vitamina C. Pessoas que tem um baixo nível de vitamina C no corpo também se tornam mais resistentes a perda de massa gorda.

Nesse sentido, lembramos que cerca de 45 gramas de goji berry possuem 90gramas de vitamina C, que é a recomendada para consumo diário. Além dos benefícios em relação a ação do goji berry e da vitamina C proveniente dessa fruta, o goji berry tem pouquíssimas calorias, contando apenas com 50 calorias por colher da fruta.

Ação anticancerígena

Um dos benefícios do goji berry que chama mais atenção, os polissacarídeos presentes no goji berry são os responsáveis por ele, uma vez que conseguem inibir a proliferação de células cancerígenas do tipo HeLa, induzindo-as a morte. Pesquisas mostraram que a goji berry pode agir principalmente em relação ao câncer de útero e de cólon.

Diminuição das celulites

Como o goji berry é rico em beta-sisterol, a ação anti-inflamatória desse nutriente melhora as celulites e inibe seu aparecimento, uma vez que ela é considerada uma inflamação. O alto teor de fibras da goji berry também contribui com o beta-sisterol, estabilizando os níveis de colesterol, que quando em excesso aumentam o aparecimento de celulites.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Como a goji berry ainda possui as vitaminas E e A, além da vitamina C, esse fator faz com que a ação antioxidante aumente, e que a oxidação do colesterol ruim, o LDL, dimininua. Dessa maneira, o risco de doenças cardiovasculares também diminui.

O bete-sisterol também contribui nesse caso, uma vez que sua ação anti-inflamatória contribui para estabilizar o colesterol.
Proteção ao cérebro

O goji berry ainda possui ácidos graxos essenciais que ajudam na síntese de hormônios que regulam o cérebro e sistema nervoso central. As vitaminas do complexo B, e as ações antioxidantes também ajudam evitando problemas neurológicos.

Melhora o sistema imunológico

Mais um benefício relacionado a vitamina C que o goji berry possui em altos níveis, aqui podemos citar a melhora em relação a quantidade de glóbulos brancos, que são células que fazem parte do sistema imunológico, e que combatem microorganismos e estruturas estranhas ao nosso organismo, aumentando também os níveis de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e nos tornando menos vulneráveis a diferentes doenças.

Melhora a visão e Protege a pele

O goji berry é a fruta que possui a maior fonte de carotenoides conhecida no mundo, e esse nutriente é muito importante para a visão e para a pele, onde pode prevenir falhas na visão, auxiliando em sua saúde, possuindo ainda zeaxantinas, que melhoram o funcionamento da retina.

Com relação a pele, os carotenoides também são muito importantes, uma vez que podem oferecer uma proteção adicional a pessoas mais sensíveis a raios ultravioletas.

Aumento do bem-estar

A presença da vitamina B6 na goji berry ajuda na produção de alguns neurotransmissores, entre eles a serotonina, que proporciona o bem-estar trazendo uma maior sensação de felicidade.

Prevenção da diabetes

Os polissacarídeos presentes no goji berry ajudam a proporcionar um efeito hipoglicemiante muito importante quando administrado por via oral, melhorando a glicemia do jejum e os níveis de colesterol total e triglicerídeos, porém, esse estudo foi apenas comprovado em ratos, e ainda não há comprovação quanto aos reais efeitos dos polissacarídeos do goji berry no corpo humano.

Quantidade recomendada de goji berry

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O efeito medicinal do goji berry para que uma pessoa tenha acesso a todos os seus benefícios pode ser alcançado com uma dosagem diária entre 15 e 45 gramas da fruta, ou 120 ml do suco da fruta.

O melhor horário para consumir essa frutinha é de manhã, uma vez que ela proporcionará energia para o dia que está começando. Você pode utilizar o goji berry

pode ser adicionado a receitas de saladas, sucos, iogurtes, tortas de frutas vermelhas e misturada a outras frutas.

No Brasil é um pouco difícil encontrar a goji berry natural, onde a versão mais acessível é a do goji berry desidratado. Nesse caso, consuma o alimento juntamente com um líquido, fazendo com que suas fibras possam ser hidratadas, potencializando os benefícios da frutinha. Como já dissemos, o suco é muito funcional, uma vez que irá recuperar as funções da fruta que antes estava desidratada.

Suplementos e chás de goji berry

Os suplementos e os chás de goji berry tem sido bastante utilizados, porém a ação tanto de um quanto de outro não foi comprovada, onde é possível que todos os benefícios aqui citados não ocorram nessas versões. Se escolher pelo suplemento, consulte antes um médico uma vez que não existem estudos quanto aos benefícios e contraindicações do suplemento.

Na hora de escolher por uma forma de consumir o goji berry, escolha sempre a fruta, ainda que desidratada, uma vez que você poderá com toda a certeza ter acesso a todos esses benefícios. Invista nos poderes dessa pequena frutinha.


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